Os livros hindus já apontavam os vegetais como parte importante dos Reinos da Natureza e os recursos utilizados com ervas na medicina popular e nos rituais de cura indígenas contam que a fitoterapia já era amplamente aplicada.
O homem – assim como a Natureza - possui em sua estrutura elementos vegetais que quando em dessaranjo ou falta geram doenças. Mais de 40% dos remédios nas farmácias continuam sendo de origem vegetal. A fitoterapia é hoje amplamente usada através da forma de manipulação das plantas para se obter xaropes, tinturas, extratos, chás, encapsulados, etc. É necessário conhecimento técnico, discernimento e cuidados adequados no uso dessa técnica.
Como método terapêutico a fitoterapia consiste no emprego de plantas medicinais que através de seus princípios ativos nos fornecem as substâncias necessárias para reequilibro do corpo e suas funções, no uso racional das ervas (chás, banhos, óleos e tinturas) medicinais bem como no uso de alimentos condizentes com o equilíbrio energético Yin e Yang ou positivo e negativo.